sábado, 26 de setembro de 2009

PORQUE REZAMOS ANTES DE DORMIR?


    Rezamos ou oramos antes de dormir porque nos achamos auto-suficientes e bons demais para nos cuidar e proteger durante o dia. É pura pré-potência. À noite, onde estamos dormindo e, portanto, vulneráveis, queremos que Deus nos proteja e nos guarde. Isso é reflexo do antropocentrismo, ideia de que o homem é centro do universo, que descarta a ajuda de Deus.


É como se disséssemos:

   - Olha Deus, vê bem, vou dormir e descansar aqui. O Senhor deve me proteger de tudo, ta entendendo!? São só essas 8 horinhas aqui. Amanhã cedo, quando eu levantar pode ir embora que eu me garanto durante o dia.
* Isso foi um pensamento que me veio ontem à noite, antes de dormir, enquanto fazia minhas orações. Nunca tinha visto o hábito de rezar ou orar antes de dormir por esse lado. Acordei, lembrei e resolvi registrar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário